Eu li! Sejamos todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

Olá Pessoal! Tudo bem?

Adoro ler! Por isso de agora em diante, sempre que finalizar a leitura de um livro, darei minhas impressões pessoais sobre ele. E o primeiro escolhido, é o Sejamos Todos Feministas de Chimamanda Ngozi Adichie.

Sinopse:

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Páginas: 64
Editora: Companhia das Letras
Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Conheço uma mulher que tem o mesmo diploma e o mesmo emprego que o marido. Quando eles chegam em casa do trabalho, a ela cabe a maior parte das tarefas domésticas, como ocorre em muitos casamentos. Mas o que me surpreende é que sempre que ele troca a fralda do bebê ela fica agradecida. Por que ela não se dá conta de que é normal e natural que ele ajude a cuidar do filho? Pág. 39

 

Minha opinião sobre o tema do livro:

Este tema me agrada e muito. Segundo dados do IBGE, as mulheres no Brasil no ano de 2015, somam 50,62%, da população. Em uma sociedade igualitária deveríamos ter maior representatividade em outras profissões predominantemente masculinas, na política, etc. Mulheres mesmo que tenham a mesma profissão, ainda ganham menos.  Mas sei que muitxs não entendem ainda o que é ser feminista. Existem muitas teorias erradas. Feminismo não é odiar os homens ou ser superior a eles. Ser feminista é querer um mundo mais justo igualitariamente para homens e mulheres.

O que achei sobre o livro:

Este livro explana como algumas atitudes estimulam o patriarcado, reprime a liberdade feminina, nas suas ideias e ações. Chimamanda fala sobre a situação que viveu na Nigéria, onde nasceu, e sua vivência em outro país, que não deixa de ser parecida. Ela questiona algumas das práticas culturais machistas que precisam ser exterminadas. Essa desconstrução é necessária ser iniciada na raiz do problema. Mesmo que lentamente.

Chimamanda foi muito sábia em dizer que todos sofremos com o machismo, mesmo os homens num grau mais ameno. Cobranças de superioridade financeira, emocional e física também geram prejuízo para a vida.

É um livro em formato de bolso,de leitura fácil,  rápida (você consegue ler em uma viajem de ônibus ou metrô de tempo médio), linguagem acessível para jovens adolescentes e adultos,  mesmo que você nunca tenha lido nada a respeito do feminismo irá entender facilmente o que a autora quer passar.

O preço também é bem acessível, varia entre R$ 10 a R$2,00

Recomendo! Se você já leu me conta o que achou.

Nova-logo-Blog2016

 

No es muy fácil obtener dinero a través de otros recursos externos, comúnmente para atender las necesidades de atención médica. ¿Qué puntos consideran las familias cuando deciden pedir algunos remedios? Vamos a hablar por teléfono de drogas existen diversos. Si usted está preocupado por el desorden sexualidad, usted tiene que leer más sobre “azitromicina precio” y “zitromax precio“. ¿Dónde se puede leer toda la información sobre “zitromax niños“? Divers sitios web lo describen como “undefined”. Debido a que algunas de estas condiciones son emergencias médicas, es genial conocer los síntomas. Usted tiene que pedir siempre al proveedor de atención médica para una consulta profesionalismo sobre Kamagra. Deseche cualquier droga que esté anticuada. Por ejemplo, los medicamentos líquidos de elección deben mantenerse en el lugar fresco, pero también pueden almacenarse a temperatura ​​ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *