Quilombinho: 1ª Edição em SP foi sucesso!

Olá pessoal! Tudo bem?

Nos dias 15 e 16 de julho, aconteceu a 1ª EDIÇAO DO QUILOMBINHO EM SÃO PAULO – 3ª Edição da primeira colônia de férias afrocentrada do país, voltado à valorização e transmissão da cultura negra e foi sucesso. Veja aqui o primeiro post.

O evento, sem patrocinio e colaborativo, teve  brincadeiras e atividades com influência africana ou afro-brasileira para crianças e suas famílias. Aberto para TODAS AS ETNIAS, mas voltado principalmente para as crianças negras, já que sabemos que em nosso pais a lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 não é praticada e nossas crianças afrocentadas ainda tem grandes dificuldades de estarem em contato com a cultura afro-brasileira além de que, nossa sociedade é segregadora e racista nas suas midias e representatividade.

O primeiro dia as atividades foram ao ar livre e iniciadas com a fala de Priscila Gama, do Instituto das Pretas Org

Equipe Produção Quilombinho SP: Eu, Silvia Nascimento, Clélia Rosa, Leandro Melquiades e Priscila Gama

A primeira atividade do dia foi Auto identificação com Leandro Melquiades, da Era uma Vez o Mundo, e as crianças se desenharam com giz no chão, da maneira como se veêm. Tinha vários desenhos lindos!

Tivemos exposição de bonecas e oficina de bonecas abayomi com Lucia Makena, que é arte-educadora, bonequeira e contadora de histórias.

Simultaneamente, Carlos Machado,  Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor, escritor e palestrante contava para as crianças as grandes contribuições de negros e negras para humanidade.

Houve um passeio pelo parque, com o Coletivo Dente de Leão.

Mayara Assunção, ensaiadora e Preparadora Corporal do Balé Folclórico de São Paulo – Abaçaí e Fundadora do Coletivo Kianda fez uma atividade de Jongo com pais e crianças e foi incrível!

Tivemos uma mesa farta e coletiva para celebrar esta festa de ancestralidade!

Estiveram presentes neste primeiro dia como expositores: Bonecas Makena, Chiquita Bacana, Cabelo Livre.

No segundo dia, as atividades foram dentro do CCN Jabaquara.

Tivemos Pintura corporal com Carlos Rogério Amorim – AfroEscola

Depois uma oficina de bonecas com Preta Pretinha

Lu Bento idealizadora do projeto 100 meninas negras, do blog a Mãe Preta e Leo O’Bento – Iná Livros  com contação de história e música.

Renata Prado do Batekoo SP falou brevemente sobre a transição do Soul Funk até a cultura do Funk Carioca e fez todos dançarem junto com o Baile dos Crespinhos que é realizado pela Renata Morais.

Teve sorteio de bonecas oferecido pela Preta Pretinha. Olha a cara das crianças que ganharam!

Neste segundo dia, tivemos expositores também: XonganiArte AfricanaPreta Pretinha e Afrodinamic

Novamente, tivemos um lanche comunitário maravilhoso!

E finalizamos gratas pela realização deste evento tão empoderador e importante para nossas crianças e pais no fortalecimento da cultura afro-brasileira e representatividade.

Renata Morais, Dalila que registrou os 2 dias de evento, eu, Priscila Gama, Clélia Rosa, Luana Safire, Silvia Nascimento e suas crias e sobrinhos: Gratidão!

Para mais informações e se quiser participar/contribuir para o próximo contacte quilombinho.daspretas@gmail.com