Cronograma Capilar? Eu não faço!!! Qual o problema?

Olá! Tudo bem?
Sempre me perguntam se eu faço o cronograma capilar e quando eu respondo que não, me olham como se eu não fosse uma pessoa normal.
 
Não sou contra o cronograma capilar, e acredito que para quem tem disciplina e conheça seu cabelo ele funcione muito bem. Porém, a maioria dos cronogramas que vejo por aí, está muito como receitinha de bolo. Quase todas usando os mesmos produtos e seguindo o mesmo cronograma sem se atentar para as necessidades de seu cabelo.
 
Na minha opinião, cronograma capilar não é uma regra, não pode ser generalizado e sim adequado para seu tipo de cabelo, as necessidades dele e também ao tempo que você tem para realizar estes cuidados.
Meu cabelo, por mais que eu o conheça bem (hoje em dia), não é todos os dias a mesma coisa. Tem semana que ele está bem hidratado, outras totalmente ressecado. Algumas vezes necessito de mais hidratações do que nutrições e vice-versa. O tempo, estresse, minha alimentação também influenciam muito nisso. Quando ele está mais hidratado, nutrido, eu lavo menos. E lavo no máximo 2 vezes na semana.
 
Por isso não sigo o cronograma capilar e sim uma rotina capilar de cuidados que varia de acordo com as necessidades do meu cabelo, onde ele (cabelo) determina  se devo fazer umectação, hidratação, nutrição, reparação ou reconstrução e até mesmo se posso ficar sem fazer nada disso por uma semana. As vezes, somente uma umectação deixa ele maravilhoso até a próxima lavagem.
 
Pelo aspecto do meu cabelo e ao passar a mão nele, eu consigo reconhecer o que ele está precisando e, com isso escolho a máscara adequada. Ás vezes, utilizo a mesma máscara por 2 ou 3 lavagens. Procuro lavar o cabelo sempre de quarta e Domingo, mas nem sempre consigo fazer isso, atraso ou adianto um  ou dois dias. Por estes motivos não sigo o cronograma capilar.
Na minha opinião, o cronograma serve inicialmente para que se tenha disciplina em cuidar dos cabelos (eu sempre tive, sempre hidratei, mesmo quando não sabia a diferença entre hidratação, nutrição e reparação). Mas depois, essa disciplina de nada adianta se  você não conhecer seu cabelo e suas necessidades, não usar produtos corretos e não fazer o cronograma de acordo com isso. O que serve para cicrana não serve para beltrana. Vejo muitas meninas que dizem que o cronograma não funcionou com elas. Talvez seja por esse motivo. Além disso, precisa-se também de paciência e dedicação, pois muitas não conseguem obter resultado em apenas um mês e precisam repetir o  cronograma. Para outras, que tiveram sucesso, este tratamento é constante e por isso, mais eficaz. Conheço muitas meninas que tem cabelos maravilhosos e nunca fizeram e nem mesmo sabem o que é cronograma capilar. Também conheço outras que fazem, mas não enxergo um cabelo tão cuidado…
 
No meu caso, pretendo continuar com minha rotina de cuidados aonde estou muito satisfeita com os resultados, pois atende a necessidade de meus cabelos e cabe certinho no tempo que tenho para realizar esses cuidados.
 
O importante seja com ou sem cronograma, você cuidar de seu cabelo, dedicando pelo menos uma vez na semana pra isso.