Primeiro Encontro IYÁ Maternância

Oi Pessoal! Tudo bem?

O primeiro encontro do Iyá Maternância – grupo de mulheres que discute maternidade negra –  aconteceu nesse último sábado, dia 23 de abril, aqui em São Paulo.

FotoJet Collage

 

Projetos de Maternidade Negra são escassos. A importância da família é fundamental para a construção da autoestima das crianças, que se tornarão homens e mulheres no futuro. Se tornarão pais e mães.

Hoje (e como sempre foi) a mulher negra sofre constantemente com a violência da nossa sociedade racista, preconceituosa, machista e elitista. A responsabilidade, o fardo sempre foi de nós mulheres e não dos homens. Cabe a nós sermos fortes, educar, defender, sem demonstrar fraqueza, sem ficar doente, mesmo quando temos que lidar com as doenças da alma e outras doenças comumente da raça negra (Depressão, Anemia Falciforme, Diabetes, Miomas, Hipertensão e Doenças Cardíacas, Mortalidade Neonatal – sim todos esses citados são prevalentes da população negra, infelizmente). Somos mal-tratadas pelo sistema de saúde que nos acha forte para aguentar dor… Muitas vezes temos a gestação interrompida….Sofremos quando nossa estética não pode ser assumida e não podemos passar a representatividade que gostaríamos para nossos filhos, porque temos que ganhar o pão nosso de cada dia e sustentar nossas famílias.

IMG_0209
As responsáveis pelo evento (por ordem da foto) Lu Bento. Priscilla Silva, Alexandra Freitas Ravelli, Camila Aguiar (Doula) e Sá Ollebar

Mesmo quando temos companheiros, esses mesmos muitas vezes são apenas provedores (frutos da sociedade machista em sua maioria). Eles não participam igualitariamente da educação.

Somos nós, mães negras que lutamos por mais representatividade em livros, brinquedos, por representação na mídia para elevar a autoestima de nossas crianças. Somo nós quem vamos a escola cobrar satisfações sobre comportamento racista dos colegas de classe de nossos filhos. Somos nós quem vamos na Delegacia ou necrotérios chorar por nossos filhos negros perseguidos pela policia….

Cabe a nós mulheres negras ou que tenha filhos negros proteger e fortalecer essas crianças. Mães com filhos gerados de relacionamentos inter-racial sofrem pelo seus filhos discriminados pelo colorismo, pela própria família, pelos avós, parentes próximos que deveriam ser base fortalecedora para essas mães e filhos.

Uma lástima, já que crianças conscientes e seguras sabem se posicionar e se autodefender de ataques preconceituosos, racista. Também serão pais mais conscientes e parceiros.

Precisamos falar sobre isso e mudar esta situação. Precisamos expressar nossas dores e nos fortalecer.

E onde achar esta brecha para falar sobre o assunto? Mesmos nos movimentos negros a maternidade negra não é abordada. Esse assunto é ignorado. Faltava essa espaço, esse fortalecimento para a mulher mãe negra.

E foi isso que percebi que é o IYÁ Maternância: uma rede de fortalecimento da mulher preta e suas crias. Um espaço de fala e de escuta para troca de experiências de mulheres que vivem essa maternância (Maternidade que vira militância).

E estou muito feliz pela inciativa das mulheres envolvidas. Que esta rede cresça e se fortaleça. Porque juntas podemos mais!

Conheça essa causa no Facebook:  IYÁ Maternância

Nova-logo-Blog2016

No es muy fácil obtener dinero a través de otros recursos externos, comúnmente para atender las necesidades de atención médica. ¿Qué puntos consideran las familias cuando deciden pedir algunos remedios? Vamos a hablar de drogas existen diversos. Si usted está preocupado por el desorden sexualidad, usted tienes razón que leer más sobre “azitromicina precio” y “zitromax precio“. ¿Dónde se puede leer toda la información adicional sobre “zitromax niños“? Divers sitios web lo describen como “undefined”. Debido a que algunas de estas condiciones son emergencias médicas, es genial conocer los síntomas. Usted tiene que pedir siempre al proveedor de atención médica para una consulta profesional sobre todo Kamagra. Deseche cualquier droga que esté anticuada. Por ejemplo, los medicamentos líquidos de elección deben mantenerse en el lugar fresco, pero también yo pueden almacenarse a temperatura medio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *